PORQUE O 4º DOMINGO DA QUAREMA É CHAMADO “DOMINGO DA ALEGRIA”?
Província Santa Rita de Cássia
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Hoje
dia 30 de março de 2014, toda a Igreja celebra o Domingo da alegria, você sabe
por que o domingo de hoje leva este nome?
QUARTO DOMINGO DA QUARESMA
Laersio
da Silva Machado e Dom Prósper Guéranger ("O Ano Litúrgico)
O
domingo da alegria
Laetare
(lat. laetare "Alegra-te!"), também chamado de "Domingo Laetare" ou "Domingo da Alegria", é o
quarto domingo da quaresma.
A
própria antífona da entrada da celebração (cf.
Missal Romano) dá o tom que celebramos: "Laetare Jerusalém", ou em português: “Alegra-te, Jerusalém!”. A celebração
litúrgica neste domingo é profundamente marcada pelo tema "luz". Basta olharmos o Evangelho deste dia: é a cena da "cura do cego de nascença". É
de tradição da igreja, neste dia, que se use o róseo na liturgia (cor
alegre e não a rigidez austera do roxo).
O IV
Domingo da Quaresma é chamado de "Laetare". Esta é a primeira palavra
da antífona de entrada da missa deste domingo: "Laetare, Jerusalem".
"Alegra-te, Jerusalém!" (cf. Is 66,10-11).
É um
dos dois únicos dias em que o Missal Romano prevê a possibilidade do uso de
paramentos róseos. A cor é expressão visível da alegria que inunda toda a
celebração litúrgica, ao aproximar-se a Páscoa da Ressurreição.
A
origem da cor rósea está relacionada à bênção das rosas. De início, tratava-se
de rosas naturais. Este domingo situa-se próximo do início da primavera no
hemisfério norte (haja vista que a Páscoa
ocorre no domingo após a primeira lua-cheia da primavera) e, por isso, os
cristãos tinham o costume de presentear-se com as primeiras rosas da estação.
Depois este domingo foi relacionado à bênção da Rosa de Ouro pelo Papa, como
veremos a seguir. Os ritos foram simplificados, mas a Rosa de Ouro ainda é
comumente entregue pelo Santo Padre como sinal de apreço. Um exemplo é a Rosa
de Ouro que o Papa Bento XVI ofereceu à Basílica Nacional de Nossa Senhora
Aparecida durante sua visita em maio de 2007.
Meditando
na oração de bênção da Rosa de Ouro apresentada por D. Prósper no texto abaixo,
podemos perceber o profundo sentido espiritual que se pode alcançar da cor dos
paramentos e desta referência às flores: a
Páscoa é a primavera espiritual do cristão, que o renova, revigora e faz exalar
o bom perfume de Cristo. Além disso - como se percebe nas últimas frases da
oração - a verdadeira rosa, a flor à qual a Liturgia faz referência neste
domingo é o Cristo, o Lírio dos Vales, a Flor dos Campos que germinou no Tronco
de Jessé.
Outro
acento especial é a alegria. Somente na oração de bênção citada por D. Prósper
podemos contar nove referências a alegria, felicidade, gozo, contentamento. É a
alegria cristã, haurida na Ressurreição do Senhor pela participação nesta em
nosso Batismo.
Cabe
recordar que o Missal Romano atual afirma que neste domingo, além dos
paramentos poderem ser de cor rosa, pode-se ornar o altar com flores e o órgão
(ou outros instrumentos) pode voltar a soar nas igrejas, quase como uma
antecipação das festas pascais.
Apresento,
a seguir, a tradução que fiz de um texto de Dom Prósper Guéranger, OSB, um dos
pais do movimento litúrgico, sobre a celebração deste IV Domingo da Quaresma.
Além de apresentar a origem histórica da celebração, Dom Prósper oferece-nos
também uma excelente meditação sobre o sentido espiritual deste dia.
Este
Domingo chamado Laetare, da primeira palavra do Intróito da Missa, é um dos
mais célebres do ano. Neste dia a Igreja suspende as tristezas da Quaresma; os
cantos da Missa não falam senão de alegria e de consolação; se faz ouvir
novamente o órgão, que permaneceu mudo nos três Domingos precedentes; [... ]é
consentido substituir os paramentos roxos com paramentos rosa. Os mesmos ritos
já os havíamos visto praticarem durante o Advento, no Terceiro Domingo chamado
Gaudete. Manifestando hoje a Igreja a sua alegria na Liturgia, quer
felicitar-se do zelo de seus filhos; havendo eles já percorrido a metade da
santa quaresma, quer estimular o seu ardor a prosseguirem até o fim.
A Rosa de Ouro
A
bênção da Rosa é ainda hoje um dos particulares ritos do Quarto Domingo da
Quaresma, por qual razão vem chamado também de Domingo da Rosa. Os graciosos
pensamentos que inspira esta flor são em harmonia com os sentimentos que hoje a
Igreja quer infundir nos seus filhos, aos quais a alegre Páscoa logo abrirá uma
primavera espiritual, em confronto da qual a primavera da natureza não é senão
uma pálida idéia. Também esta instituição remonta aos séculos mais distantes. A
instituiu são Leão IX, em 1049, na Abadia da Santa Cruz de Woffenheim; e nos
resta um sermão sobre a Rosa de Outro, que Inocêncio III pronunciou aquele dia
na Basílica da Santa Cruz em Jerusalém (PL 217,393). Na Idade Média, quando o
Papa morava ainda no Latrão, depois de haver abençoado a Rosa, seguia em
cortejo todo o Sacro Colégio, rumo à igreja da Estação, levando na cabeça a
Mitra e na mão esta flor simbólica. Chegado à Basílica, pronunciava um discurso
sobre os mistérios representados pela Rosa por causa de sua beleza, a sua cor e
o seu perfume. Então se celebrava a Missa; terminada a qual, o Pontífice
retornava ao Palácio Laterantense, atravessando a esplanada que separa as duas
Basílicas, sempre com a Rosa na mão. Chegado à porta do palácio, se no cortejo
era presente um príncipe, cabia a ele conduzir as rédeas e ajudar o pontífice a
desmontar do cavalo; em recompensa da sua cortesia recebia a Rosa, objeto de
tanta honra.
Aos
nossos dias a função não é mais tão imponente; mas lhes há conservado todos os
principais ritos. O Papa abençoa a Rosa de Ouro na Sala dos Paramentos, a unge
com o Santo Crisma e sobre ela espalha um pó perfumado, conforme o rito de um
tempo; e quando chega o momento da Missa Solene, entra na Capela do Palácio,
tendo entre as mãos a flor. Durante o Santo Sacrifício a rosa é colocada sobre
o altar e fixada sobre um rosário de ouro feito para este fim; finalmente,
terminada a Missa, ela é levada ao Pontífice, o qual ao sair da Capela a tem
sempre entre as mãos até a Sala dos Paramentos. Muitas vezes o Papa costuma
enviar a Rosa a qualquer príncipe ou princesa que deseja honrar; outros vezes é
uma cidade ou então uma Igreja que é feita objeto de tal distinção.
Bênção da Rosa de Ouro
Damos
aqui a tradução da bela oração com a qual o Soberano Pontífice abençoa a Rosa
de Ouro: essa ajudará os nossos leitores a melhor penetrarem o mistério desta
cerimônia, que acrescenta tanto esplendor ao quarto Domingo da Quaresma: “Ó
Deus, que tudo criastes com a vossa palavra e poder, e que governais com a
vossa vontade; Vós que sois o gozo e a alegria de todos os fiéis; suplicamos a
vossa majestade que vos digneis abençoar e santificar esta Rosa de aspecto e
perfume tão agradáveis, que nós devemos hoje em trazer entre as mãos, em sinal
de alegria espiritual: para que o povo a vós consagrado, arrancado do jugo da
escravidão da Babilônia com a graça do vosso Filho Unigênito, glória e alegria
de Israel, exprima com coração sincero as alegrias da Jerusalém do alto, nossa
mãe. E como a vossa Igreja, à vista deste símbolo, exulta de felicidade pela
glória do vosso Nome, concede-lhe, ó Senhor, um contentamento verdadeiro e
perfeito. Agrade-vos a sua devoção, absolve os seus pecados, aumenta-lhe a fé;
abate os seus obstáculos e concede-lhe todo bem: para que a mesma Igreja vos
ofereça o fruto de suas boas obras, caminhando atrás dos perfumes desta flor, a
qual, surgida da planta de Jessé, é misticamente chamada a flor dos campos e o
lírio dos vales; e que ela mereça gozar um dia a alegria sem fim na glória
celeste, em companhia de todos os Santos, com a Flor divina que vive e reina
contigo, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém”.
FONTES:
GUÉRANGER,
D. Prósper, OSB. L’anno liturgico: I. Avvento - Natale - Quaresima – Passione.
Trad. it. P. Graziani. Alba, 1959. Disponível em:
http://www.unavoce-ve.it/gueranger.htm. Acesso em: 13 mar. 2010.
KECKEISEN,
D. Beda, OSB. Missal Quotidiano: completo / em português com o próprio do
Brasil: edição B. 24.ed. Salvador: Beneditina, 1964.
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