TAPAUÁ-AM RECEBEU A RÉPLICA DA CRUZ DA JMJ E O ÍCONE DE NOSSA SENHORA

Prelazia de Lábrea - OAR
Tapauá- AM

 
             A prelazia de Lábrea, Amazonas recebeu em agosto de 2012 – a Cruz Oficial da JMJ e o ícone de N. Senhora na cidade de Lábrea. Ela é o símbolo da fé católica, e foi colocada perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o falecido Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. E, em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo da fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a cruz da JMJ: o ícone de Nossa Senhora.

            A recepção em Lábrea se deu no aeroporto do município, onde os jovens a retiraram do avião e desfilaram por toda a cidade. Além de percorrer algumas cidades do interior e dos ribeirinhos. O evento se encerrou com um show musical da Banda Anjos de Resgate. Daí seguiu o seu percurso para outras cidades, prelazias, dioceses e arquidioceses do nosso imenso Brasil.

            As festividades continuaram em toda a Prelazia de Lábrea, por isso, foi autorizada a construção da réplica da Cruz da JMJ e do ícone de Nossa Senhora que estão visitando todas as cidades da Prelazia. Iniciou-se no município de Pauiní, Lábrea, atualmente em Tapauá e no início de abril viajará para a cidade de Canutama-AM e encerrando a sua peregrinação de volta na cidade de Lábrea.  

            Em Tapauá-AM, a chegada da Cruz não foi diferente das outras cidades. Toda a população foi informada pela rádio Educativa, local. Com isso, os jovens juntamente com diversos fiéis a recepcionaram na escadaria do Porto de Tapauá em meados de fevereiro de 2012. A mesma está percorrendo todo o município num prazo de dois meses, em seguida enviaremos a Canutama.

            Em nossa cidade, a cruz e o ícone de N. Senhora percorreu a Matriz de Santa Rita de Cássia, no centro; e as diversas comunidades provenientes da matriz como: Nossa Senhora Aparecida, São João, São José e Santo Agostinho. Ao longo das semanas os fiéis e os jovens demonstraram a sua fé mediante aos atos devocionais como, por exemplo: terço, adoração ao Santíssimo, Ofícios Divinos, Missas, Via-Sacra e outros. Conforme a programação de cada comunidade. A jornada da cruz da JMJ teve o encerramento com uma Missa Amazônica ou cabocla, no dia 23 de março, preparada pelos religiosos locais e os responsáveis das comunidades. Nela contou-se com a participação de inúmeros fiéis peregrinos e de alguns indígenas.

            Neste espírito da juventude a grande data para a JMJ 2013 se aproxima, e com ela alguns jovens Tapauaenses se preparam para viajar rumo à cidade do Rio de Janeiro. Não foi fácil a preparação, tendo em vista que os custos são elevados, então contou-se com a ajuda financeira pessoal, além de festejos, doações e muito trabalho manual com almoços, cafés da manhã e outros. Todo o sacrifício será recompensado uma vez estando pessoalmente na Jornada Mundial da Juventude com tantos jovens do mundo inteiro. Que venha! Venha logo o tão esperado evento: “JMJ 2013”.
Frei Rodolfo Werneck Pereira, oar










 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARDEAL DOM CLÁUDIO HUMMES VISITA PRELAZIA AGOSTINIANA RECOLETA DE LÁBREA-AM.

VÍDEO DE DONA APARECIDA DIAS DE DIVINÓPOLIS-MG AO PROVINCIAL REELEITO FREI NICOLÁS, OAR.

Prior Provincial 2012-2015: frei Nicolás Pérez-Aradros Rúbio