XV CAPÍTULO DA PROVÍNCIA SANTA RITA DE CÁSSIA
A partir do dia 09 de Janeiro daremos início ao Capítulo Provincial. Agora abaixo vocês encontrarão maiores informações do que consiste o Capítulo Provincial, vejam uma pequena explicação.
O Capítulo Provincial consiste de freis representativos eleitos e de direito da Província Santa Rita de Cássia, da Ordem dos Agostinianos Recoletos, que avaliam o andamento da Província, fazem recomendações para o futuro ("determinações") e elegem um novo Prior Provincial e o novo Conselho Provincial. O Capítulo Provincial na Província Santa Rita de Cássia acontece a cada quatro anos.
O Prior Provincial é a autoridade regional (Província) no serviço prestado à Ordem. Suas responsabilidades (claramente definidas pelas Constituições da Ordem dos Agostinianos Recoletos) se extendem à todas as casas da respectiva província.
O Conselho Provincial é formado por uma equipe de freis da Província que, consultados pelo Provincial, auxilia o mesmo na deliberação e tomada de certas decisões conforme prescrito nas Constituições.
O Capítulo Provincial
O Capítulo Provincial representa toda a Província e tem potestade sobre ela; é, portanto, a máxima autoridade da mesma. As principais responsabilidades do Capítulo Provincial são:
- examinar o estado da Provincia e promover seu progresso no tocante a vida espiritual e religiosa, a formação, disciplina, apostolado e administração econômica;
- estudar a atuação do Prior Provincial e todos os que participaram de algum modo do governo da mesma desde o último Capítulo;
- elaborar o programa para o próximo período, nele determinando o que fomentar, fazer ou reformar para a posteridade da Província;
- eleger o Prior e os Conselheiros provinciais;
- eleger, por maioria absoluta, um delegado e um substituto ao Capítulo geral, no Capítulo provincial imediatamente anterior aquele;
- revisar o Diretório Provincial.
O Diretório Provincial é a aplicação das normas das Constituições da Ordem para a realidade da Província levando em consideração as circunstâncias históricas e culturais da respectiva província.
Enfim, contamos com as orações de todos neste período onde eles reunidos com o Prior Geral tomarão as devidas decisões. Fiquem todos na Paz!!!
Comentários
Postar um comentário