A VIDA CONSAGRADA NA IGREJA


Gostaria de iniciar esta reflexão acerca da importância da vida religiosa a partir deste excerto do Documento de Aparecida, pela importância desta conferencia para a nossa realidade Latino-Americana. O que, ao principio nos aporta este documento, em sua frase inicial é que a Vida consagrada é dom do Pai, pro meio do Espírito á Igreja.
“A vida consagrada é um dom do Pai, por meio do Espírito, à sua Igreja, e constitui elemento decisivo para sua missão.(...) Em comunhão com os Pastores, os consagrados e consagradas são chamados a fazer de seus lugares de presença, de sua vida fraterna em comunhão e de suas obras, lugares de anúncio explícito do Evangelho, principalmente aos mais pobres, como tem sido em nosso continente desde o início da evangelização. Desse modo, segundo seus carismas fundacionais, colaboram com a gestação de uma nova geração de Cristãos discípulos e missionários e de uma sociedade onde se respeite a justiça e a dignidade da pessoa humana.”
Nos principais documentos emanados pela Igreja acerca da Vida Religiosa, nós podemos encontrar que estes nos apresentam que a vida religiosa esta colocada no coração da vida da Igreja.  



Conforme nos recorda a instituição sobre a vida religiosa do Concilio Vaticano II desde o começo da Igreja houve homens e mulheres que pela prática dos conselhos evangélicos propuseram a seguir a Cristo com mais liberdade, deste aqueles que viveram uma vida solitária (eremitas) ou famílias religiosas das mais diversas; ordens monásticas, mendicantes, missionárias, etc. Todas esta variedade de ordens e congregações servem tanto para que a Igreja esteja preparada ao exercício de toda boa obra mas também esteja ordenada com vários dons, manifestando a multiforme sabedoria de Deus.# Entre os diversos estilos de vida consagrada poderemos citar, conforme o documento Perfectae Caritatis:
Institutos de vida contemplativa: institutos que se dedicam exclusivamente à  contemplação, a oração contínua e alegre penitência, estes oferecem “a Deus um exímio sacrifício de louvor, enriquecem com abundantes frutos de santidade o Povo de Deus, movem com o seu exemplo e dilatam-no mercê da sua misteriosa fecundidade apostólica.”
Institutos de vida apostólica: nestes institutos “própria natureza da vida religiosa a atividade apostólica e de beneficência, como o exercício do santo ministério e as obras de caridade próprias, que a Igreja lhes confiou e que eles devem exercer em seu nome.”# Ordens monásticas: O principal dever dos monges é servir dum modo ao mesmo tempo humilde e nobre, a divina majestade dentro das paredes do seu mosteiro, quer se entreguem totalmente ao culto divino na vida contemplativa, quer tenham assumido legitimamente algumas obras de apostolado ou caridade cristã.
Vida religiosa laical: a vida de irmãos e irmãs leigos, consagrados também pelos votos religiosos.  E os Institutos Seculares, que embora não sejam Institutos religiosos, implicam uma verdadeira e completa profissão dos conselhos evangélicos no mundo.

Na tradição eclesial, estas variadas formas de vida consagrada, possuem em comum a busca de uma vivencia mais radical da consagração batismal, aonde por meio dos conselhos evangélicos, estes se dediquem mais intensamente a Deus como único necessário, escutando sua palavra e dedicando-se ao seu anuncio. Por isto, conforme nos recorda o concilio que “saibam conciliar a contemplação, pela qual aderem a Deus pela mente e pelo coração, com o amor apostólico; é este amor que os leva a esforçar-se por se associarem à obra da Redenção e por dilatar o Seu reino.”#
Após termos visto que há esta riqueza de institutos, ordens e congregações, percebemos que todas são chamadas a viver em radicalidade os conselhos evangélicos e o seguimento de Cristo, em posterior postagem, refletiremos um pouco mais acerca do carisma e da missão da Ordem dos Agostinianos Recoletos na Igreja.

Fr. Sérgio Sambl

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