MONJAS CONTEMPLATIVAS AGOSTINIANAS RECOLETAS

Monjas Contemplativas Agostinianas Recoletas
Guaraciaba do Norte, CE, Brasil



Recoleção Agostiniana Feminina: História, Carisma e Missão

A Origem da recoleção feminina é idêntica à masculina. O capítulo de Toledo da Província Agostiniana de Castilla mandou destinar três ou mais mosteiros para as monjas que desejassem abraçar uma vida mais austera. No cumprimento desta ordem, a 24 de dezembro de 1589 abria-se em Madri o primeiro deles e colocava-se o hábito nas primeiras candidatas.
Em 1594 fundaram o segundo convento em Salamanca. Porém somente no início do século XVII aparece a figura carismática que inflama seus ânimos e dá forma legal às suas aspirações. É a Madre Mariana de São José quem, em 1603, em estreita colaboração com o Padre Agostinho Antolinez, Catedrático de Salamanca organiza em Eíbar o terceiro convento e lhe dá regras mais completas e em conformidade com a espiritualidade do momento.
Estas constituições, aprovadas pelo Papa Paulo V em 1616, apresentariam um programa religioso que em nada diferia do delineado na Forma de Viver dos frades. Ambos os textos coincidiam no vigor de sua tensão religiosa, em sua entonação comunitária e em suas exigências ascéticas. Com elas à mão e no coração, a Madre Mariana pôde iniciar o desdobramento que em poucos anos conduziria as recoletas às principais cidades da Espanha e a algumas estrangeiras: Lisboa, Galway (Irlanda), México (capital), Oaxaca (México), Guadalajara (México), e Lima. No final do século XVII contavam com 37 mosteiros. Atualmente, são umas 550 monjas distribuídas em Espanha, México, Estados Unidos, Filipinas e Brasil (em Guaraciaba do Norte, estado de Ceará).
Em todos eles, sempre viveram almas seletas que mantiveram muito elevado o nível religioso da comunidade e contribuíram para a formação de outras Ordens, como as Mercedárias Descalças, as Brígidas Recoletas e as Trinitárias Josefinas.
Cabe aqui recordar Antônia de Jesus (1612-95), fundadora dos conventos de Granada, Chiclana e Medina Sidonia; Isabel da Mãe de Deus (1614-87), fundadora dos conventos de Serradilla e Calzada; Guadalupe Valdillo (1874-1967), restauradora da Recoleção no México; Esperanza Ayerbe (1890-1967), missionária na China e co-fundadora das Missionárias Agostinianas Recoletas; e Mônica de Jesus (1889-1964), uma humilde leiga, cujas virtudes heróicas já foram solenemente reconhecidas pela Igreja, em 1992.
Como religiosas de clausura, asmonjas agostinianas recoletas procuram a união mística com a Santíssima Trindade, fazendo da oração pessoal e comunitária o centro de todas as suas atividades monásticas.
A Missão é, por tudo isso, muito especial: O papa, Nosso bispo diocesano, o clero de nossa diocese, nossos irmãos frades, os missionários, catequistas, evangelizadores, o povo de nossa diocese e toda a Igreja confia em nossas súplicas e intercessões. Cuidamos com especial carinho da celebração litúrgica dos sacramentos e do Ofício Divino e buscamos ser, a pesar de nossos limites e fraquezas, a mais pura expressão do ser orante da Igreja.
E você, quer ser, conosco, totalmente de Cristo e para Cristo?
Para você, minha querida jovem, veja os videos abaixo, reflita e quem sabe, Jesus está lhe chamando à vida contemplativa agostiniana recoleta?  
 
Agostinianas Recoletas
Sociedade Agostiniana Recoleta de Guadalupe
Estrada Morrinhos Novos, Distrito de Sussuanha, s/n
CEP: 62380-000 Cx. Postal 12
Guaraciaba do Norte, Ceará, Brasil.
Fone: [88] 99 29 42 34
[88] 92 35 22 49
 
 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FREI CLÉBSON JUNTAMENTE COM A PASTORAL AFRO E CORAL AFRO-FRANCANO REALIZAM O OFÍCIO DIVINO NA CAPELINHA (FRANCA-SP).

VÍDEO DE DONA APARECIDA DIAS DE DIVINÓPOLIS-MG AO PROVINCIAL REELEITO FREI NICOLÁS, OAR.

Prior Provincial 2012-2015: frei Nicolás Pérez-Aradros Rúbio