Primeiro Dia do XV Capítulo Provincial

Primeiro Dia: 10 de janeiro de 2012

22 padres frades (incluindo o presidente Prior Geral Miguel Miró Miró) agostinianos recoletos participam do Capítulo

A primeira ação de todo dia foi a Santa Eucaristia

CELEBRAÇÃO DA MISSA VOTIVA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO
Aos dez dias do mês de janeiro de dois mil e doze iniciamos o XV capítulo provincial com a missa votiva do Espírito Santo. Na homilia, o prior geral, frei Miguel Miró Miró, a partir dos textos sagrados, lembrou aos capitulares da necessidade de se deixar conduzir pela ação do Espírito Santo, e que todos somos responsáveis pelo futuro da província e da Ordem.


O Ato Penitencial foi presidido por frei Benedito Stéfani, nosso querido frei Ditinho

CELEBRAÇÃO PENITENCIAL E SACRAMENTO DA CONFISSÃO
Após a missa e o café da manhã, frei Antonio Benedito conduziu-nos numa celebração penitencial lembrando a cada um de nós sobre a necessidade de vivermos em família, como irmãos, reconhecendo nossos pecados e nos exortando a viver no amor e no perdão.

PRIMEIRA SESSÃO NA SALA CAPITULAR
Passamos a seguir à sala capitular, onde o prior geral dirigiu as boas vindas novamente aos capitulares e iniciou sua fala destacando sete pontos importantes para a reflexão dos irmãos capitulares. São eles: uma atitude de fé; vitalidade do carisma; diversidade e unidade; espírito de comunhão; o capítulo geral; disponibilidade ao Espírito e responsabilidade; olhar para o futuro com realismo e esperança. É o próprio Jesus que nos impulsiona a viver nossa vida com amor e alegria. Com essas palavras, o presidente do Capítulo, frei Miguel Miró Miró declarou aberto o XV Capítulo da Província de Santa Rita de Cássia.

OS  NOMES DOS CAPITULARES
Para dar continuidade aos trabalhos foi sugerido pelo presidente do capítulo e eleito secretário até a nomeação do secretário do capítulo fr. Marcus Vinicius Dorrigo Leite. A continuação o presidente pediu ao secretário que lêsse a lista dos delegados ao capítulo. São os seguintes: fr. Enéas Berilli, fr. Antonio Benedito Stéfani, fr. Antonio Jacintho Gomes Junqueira, fr. Nicolas Perez Aradros Rubio, fr. Egisto Cansian, fr. Francisco Sevolani Botacin, fr. José Roberto Mason, fr. Sérgio Peres de Paula, fr. Raimundo Nonato de Oliveira, fr. Mário Aparecido, fr. Domingos Sérgio Gusson, fr. Alcimar Fioresi, fr. Marcus Vinicius Dorrigo Leite, fr. Ademildo Gomes, fr. Fábio Freire Nôcal, fr. José Carlos Jacintho Barboza, fr. Wagno Broedel Palma, fr. Jonas Gusson, fr. Didier Esperidião Neto, fr. Hélton Pimenta Fernandes, fr. Gracione Augusto Alves.

O Prior Geral frei Miguel Miró Miró e os três escrutinadores: frei Hélton, frei Enéas e frei Gracione.
Os escrutinadores foram indicados pelo Presidente do Capítulo e aceitos pelos capitulares (os padres que participam do Capítulo). O critério usado foi escolher o mais velho e os dois mais novos de profissão religiosa.

ESCOLHA DOS ESCRUTINADORES
A seguir foi feita a indicação e votação por aclamação dos escrutinadores: foram escolhidos: fr. Enéas Berilli, fr. Hélton Pimenta Fernandes, fr. Gracione Augusto Alves. Os escrutinadores, junto com o presidente do capítulo, fizeram o juramento de guardar segredo durante todo o capítulo e mesmo após o seu término.


Frei Benedito (moderador), frei Miguel Miró Miró (presidente) e frei Sérgio Peres (moderador).
Os dois moderadores foram escolhidos pelos Capitulares por votação maioria absoluta.

ELEIÇÃO DOS MODERADORES
Fr. Miguel fala das funções dos dois moderadores do Capítulo: são eleitos pelos vogais por maioria absoluta de votos (cf. CA 390) e formam parte do Conselho do Capítulo. É função do moderador: Cuidar de que as sessões se desenvolvam ordenadamente e conforme o Ordo Capituliaprovado pelo próprio Capítulo; colaborar com o presidente do Capítulo em tudo o que se lhe requeira; comunicar à assembléia capitular as decisões tomadas pelo Conselho do Capítulo, a não ser que o presidente prefira fazê-lo pessoalmente; informar à sala capitular, segundo as indicações do Conselho do Capítulo, das mensagens mandadas ao Capítulo por pessoas particulares ou instituições. O presidente explica o que significa maioria absoluta, no caso deste capítulo, serão 12 os votos para maioria absoluta. Assim, foram eleitos fr. Antonio Benedito e fr. Sérgio Peres.

ELEIÇÃO DO SECRETÁRIO CAPITULAR
O prior geral explicou, segundo o Ordo Capituli, as funções do secretário do capítulo: Os vogais elegerão, por maioria absoluta de votos, um secretário do Capítulo que exercerá seu ofício até a nomeação do novo secretário provincial (cf. CA 390). Forma parte do Conselho do Capítulo. Corresponde ao secretário do Capítulo: Intervir nas reuniões do Conselho do Capítulo e levantar ata das mesmas reuniões; facilitar aos assistentes os documentos, escritos e o que seja necessário; recolher e transmitir ao Conselho do Capítulo as petições ou sugestões dos capitulares, que previamente lhe apresentaram por escrito; responsabilizar-se diretamente das atas das sessões capitulares, revisando-as pessoalmente e controlando as eventuais modificações ou retificações que se possam fazer. Foi eleito como secretário do capítulo fr. Marcus Vinicius.

O CONSELHEIRO DO CAPÍTULO
Passou-se depois à votação para conselheiro do capitulo. Foi eleito para esta função fr. Antonio Jacintho. E  deu-se um intervalo de tempo de 20 minutos. Retornando á sala capitular, e após oração inicial com a invocação de Santa Rita por nossa intercessão, fr. Miguel dirigiu a nomeação para a composição das comissões.

Para compor a EQUIPE DE COMUNICAÇÃO foram escolhidos fr. Ademildo, fr. Mason e fr. Wagno, com a tarefa de enviar e receber respostas.

Para a REDAÇÃO DA MENSAGEM OFICIAL DO CAPÍTULO foram escolhidos fr. Domingos Sérgio, fr. Hélton e fr. Mário. Para a organização da liturgia fr. Alcimar. E para o CONTROLE DO TEMPO das sessões (sineteiro): fr. Jonas.
            
A seguir, foi dada a palavra ao Padre Prior Provincial  fr. Francisco, para a leitura do relatório do provincial que tocou os seguintes pontos:
            01) acontecimentos relevantes do último quatriênio
            02) Vida Religiosa.
            03) Vida Espiritual.
            04) Vida Comunitária.


No período da tarde, fr. Antônio Benedito leu uma mensagem do presidente da FABRA, Pe. José Florêncio Blanco. Em seguida, Fr. Francisco retomou a leitura do relatório provincial concentrando-se nos temas Vocações e Formação, Promotores Vocacionais e os Formadores. Depois da leitura, a discussão do tema tomou bastante tempo. A transferência do seminário Santo Agostinho, o seminário “propedêutico” em Franca, o curso de filosofia do Instituto Agostiniano de filosofia e o Seminário teológico Santa Mônica e a formação permanente dos nossos religiosos... são questões delicadas e que necessitam serem pensadas com seriedade pelo capítulo.
            
Depois de diversas intervenções por parte dos Capitulares, o moderador, fr. Antônio Benedito dá a palavra a fr. Francisco para que continue a leitura do relatório. Chegamos assim no assunto do Apostolado da Provincia, e mais uma vez, choveu intervenções por parte dos Capitulares. Depois das intervenções, a sessão foi encerrada.

Comentários

  1. Deus abençõe todas as decisões capitulares; que tudo seja para o bem da Ordem e da Igreja.
    Em oração!
    Marcelo Prestes e Edith Pini

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FREI CLÉBSON JUNTAMENTE COM A PASTORAL AFRO E CORAL AFRO-FRANCANO REALIZAM O OFÍCIO DIVINO NA CAPELINHA (FRANCA-SP).

VÍDEO DE DONA APARECIDA DIAS DE DIVINÓPOLIS-MG AO PROVINCIAL REELEITO FREI NICOLÁS, OAR.

Prior Provincial 2012-2015: frei Nicolás Pérez-Aradros Rúbio